Blog SBQ
Os cursos para Belts não são um fim em si mesmos
Alguns desafios para a Qualidade no Brasil
1º Desafio: não aprendemos com os nossos erros; o Brasil não é uma organização que aprende, conforme preconiza Peter Senge (The Learning Organization). Exemplo: a Polícia prende, a Justiça solta: motorista embriagado atropela pedestres na calçada, mas é réu primário e responderá a processo em liberdade; a Imprensa e a sociedade evidenciam sua revolta, mas tudo permanece como dantes. Solução: usar tais casos para promover mudanças na legislação (ação corretiva para evitar a continuação do erro).
2º Desafio: não fazemos benchmarking, isto é, não comparamos o que fazemos com o que fazem os melhores, tanto em nível nacional e internacional, e com isso não aprimoramos nossas maneiras de proceder. Exemplo: sabemos que a Coreia do Sul atingiu um desenvolvimento extraordinário graças à educação, mas não analisamos detidamente as práticas daquele país para adaptá-las ao Brasil. Solução: institucionalizar o aprendizado contínuo com a observação para adoção das melhores práticas (uma base de dados em nível nacional apoiaria esse procedimento).
3º Desafio: não praticamos um planejamento integrado multidisciplinar em nível nacional. Exemplo: geradores eólicos ficaram prontos para operar e não havia linhas de transmissão para transmitir a energia gerada. Solução: ter uma forte estrutura de planejamento central coordenando todas as ações governamentais.
4º Desafio: não ouvimos as principais partes interessadas. Exemplo: o governo projeta teleférico para comunidade carente, quando os moradores precisam primordialmente de redes de água e esgoto, coleta de lixo e outras necessidades básicas.
5º Desafio: políticos e governantes não pensam Brasil. Exemplo: um ministro concentra a aplicação de recursos de sua pasta para prevenção de calamidades em seu estado ou base eleitoral, quando outras áreas mais críticas deveriam ser priorizadas. Solução: uma Lei de Responsabilidade Federativa, que obrigue uma distribuição de recursos devidamente justificada de acordo com critérios de relevância.
6º Desafio: não usamos os meios de educação e comunicação para educar para a cidadania. Exemplo: embora se perceba um empenho para aprimorar o ensino em diferentes níveis, não se observa qualquer esforço para incutir desde o 1º. grau uma consciência de cidadão brasileiro nas gerações presentes e futuras. Solução: incluir assuntos voltados para a cidadania nos currículos escolares.
7º Desafio: as organizações não implementaram em sua grande maioria sistemas integrados de gestão. Exemplo: a percepção pela governança/liderança/direção dos órgãos públicos e das empresas privadas da importância da gestão a qualidade e da sustentabilidade é extremamente limitada, acarretando dificuldades econômicas, sociais e ambientais para a sua atuação eficaz e perpetuidade. Solução: divulgar amplamente casos de sucesso junto aos líderes empresariais e altos escalões governamentais.
8º Desafio: ciência, tecnologia e inovação não são preocupações prioritárias para as organizações brasileiras. Exemplo: com raras exceções os produtos brasileiros não conseguem competir com os estrangeiros por estarem defasados tecnologicamente e terem custos mais elevados. Solução: ampliar os incentivos a produtos e serviços inovadores, fomentando alianças estratégicas entre empresas, universidades e centros de tecnologia.
- V. Dagnino é vice presidente da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ).
Aconselhamento para os Consultores
SAIBA DIZER NÃO
Um grande dilema para muitos consultores é a hora de dizer “Não” ou ouvir um “Não”. O ser humano normalmente tem dificuldade de lidar com o “não”, a maioria dos consultores não fogem a regra. Muitas empresas ficam protelando o momento da contratação de uma consultoria, e quando finalmente decidem dizem não, diante disso é recomendável aceitar a decisão e atentar para os motivos que conduziram o cliente a tomá-la, o problema pode está no consultor ou no cliente, vale a pena descobrir e partir imediatamente para outro cliente e tomar cuidado para não repetição de erros, se for o caso. Outro momento é a hora de dizer não ao cliente, neste momento é fundamental identificar qual é o problema do cliente e se realmente o consultor poderá auxiliá-lo na busca de soluções, caso contrário, a sinceridade é recomendável para se estabelecer um relação de confiança e ética. Explicar ao cliente os reais motivos que o levam a não aceitar o trabalho no momento, tendo o cuidado para não fechar as portas, deixando-as sempre abertas para um futuro contrato.TENHA CORAGEM
O Consultor deve compartilhar com o cliente os riscos diretos do processo. Atuando também como líder do processo de mudança, junto com as principais lideranças da empresa/cliente o consultor deve:- Ajudar o cliente a organizar os temas mais relevantes e essenciais
- Ir além das intervenções no processo, atuar também no conteúdo
- Entender o “bom senso” da empresa ou o “non-sense”
- Oferecer alternativas substantivas
- Desenvolver convicções nas pessoas e nas lideranças
- Recomendar e implementar diretamente algumas ações
- Pensar e agir como parte da organização
- Não se contaminar com os “jogos” psicológicos existentes nas empresas
- Buscar atingir os interesses maiores dos proprietários
- Atuar num contexto ético e dentro de uma visão social, econômica e política íntegra.
SAIBA QUAL É O SEU PREÇO
“Todos os preços são, basicamente, apoiados em sensações. As suas e as dos clientes” Weinberg Weinberg afirma se o consultor estiver interessado só no valor pecuniário, ele não deve ser consultor. Lista uma série de princípios a serem considerados no momento da definição do preço de seus serviços, veja:- A determinação de preços tem muitas funções e a permuta de dinheiro é apenas uma delas.
- Quanto mais lhe pagam, mais gostam de você. Quanto menos lhe pagam, menos o respeitam.
- O dinheiro é , geralmente, a menor parte do preço.
- Determinar o preço não é um jogo de soma igual a zero.
- Se precisa do dinheiro, não aceite o serviço.
- Se não gostam de seu trabalho, não pegue o dinheiro deles.
- Dinheiro é mais do que preço.
- O preço não é uma coisa, é um relacionamento. Negociado.
- Determine o preço de modo a não se arrepender, aconteça o que acontecer.
- “Consultoria é a arte de influenciar as pessoas que nos pedem para fazê-lo”
- “Sempre existe um problema”
- “Logo que eliminar o problema nº 1, você promove o nº2”
- “Ajudar a mim mesmo é mais difícil do que ajudar os outros”
- “Se o que estão fazendo não resolveu o problema, diga-lhes para fazerem outra coisa”
- “Assegure-se de que lhe paguem o bastante para que façam o que você diz”
- “Se você não é capaz de aceitar o fracasso nunca obterá o sucesso como consultor”
- “Você nunca realizará qualquer coisa se se importar com quem recebe o crédito”